Liderança feminina e aspectos regionais.
Bernadete Ap. Ferreira
Educadora popular
PMM – Regional norte.
O que é ser líder:
É a pessoa , que conduz, que chefia, que comanda e/ou orienta em qualquer tipo de ação, empresa ou linha de idéias.
(dicionário Aurélio);
Liderar: Dirigir na condição de líder.
Liderança: capacidade de liderar, espírito de chefia. Forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos.
(dicionário Aurélio).
A ARTE DA GUERRA.
O/A comandante e líder é aquela pessoa que:
Tem sabedoria e inteligência;
Tem a legitimidade moral do seu lado;
É a mais preparada do ponto de vista das estratégias e táticas, do conhecimento das contingências e conjunturas e do ponto de vista da capacidade de dirigir;
É generosa e altruísta na medida certa com as pessoas e grupos liderados;
Tem disciplina, autoridade e organização.
(Sun Tzu).
O Líder dos líderes / comandante do Antigo Testamento
Moisés dirigia o povo para a conquista da terra, como dom de Deus. Era guiado por Deus. Moisés escolheu um novo líder, era Josué.
A Liderança de JOSUÉ – que levou a cabo a libertação do povo judeu que vagava pelo deserto.
Quem era Josué? Que é ser um líder no AT?
“É quem carrega e é responsável por algo muito importante entre o povo e a razão do comando”. Para Josué, a razão desse comando era DEUS. Algo importante, é uma aliança.
Josué ouvia a voz de Deus e se guiava somente por ela.
Gozava de total respeito da parte do povo, e o povo aceitava seu comando.
Fez opção preferencial pelo povo, independentemente de sua condição social ou econômica.
Tinha preparo e treino militar.
Não fazia acordo com os poderosos.
Analisava as condições, os climas e as conjunturas; céus e terra. Tinha preparo de guerra.
Dizia que o verdadeiro comandante era Deus.
Se tornou comandante em nome de algo: em nome do reino de DEUS.
Encarna o projeto que representa e busca nele a solução dos problemas.
Era justo, pacífico, comungava os bens e a paz.
Ajudava a criar novas lideranças, novas tribos, novos grupos, novos movimentos.
Tinha uma diversidade de aliados a seu lado; sacerdotes, missionários e pastores.
Ajudava a repartir a terra, os dons, os bens como dádiva especial de DEUS.
Fazia memoriais, festas pelas boas passagens, criava símbolos e mantinha viva a mística  e a fé do povo.
Articulava, organizava e educava.
“Seja firme e corajoso (...) e não se desvie da lei (...)”
Josué I, 6-9.
AS LÍDERES – ANTIGO E NOVO TESTAMENTO.
Maria, a irmã de Moisés, era profetisa e conduzia as mulheres para a memória constante dos feitos de Deus e os feitos dos homens.
“Maria pegou um tamborim e cantando a Deus todas as mulheres a seguiram, formando coros de dança. Maria entoava: cantem a Javé, pois sua vitória é sublime.”
 (Ex 15, 19).

De Eva a Maria Madalena...
Como eram as líderes na história de libertação?
EVA: mitificada com a anti-líder; conduziu  homem ao erro; a comer um fruto proibido e em troca disso recebeu a maldição de sofrer dores de parto, de ficar grávida e de ser submissa ao homem.
SARA E AGAR.
Líderes mães: uma contra a outra.
Ser uma mulher líder é ser capaz de dar uma descendência ao líder homem; é ser fecunda.
Para ter essa descendência em meio a dificuldades, as mulheres usavam ESTRATAGEMAS: fingimento, barriga de aluguel etc.
RAAB E TAMAR: SER OU FINGIR SER UMA PROSTITUTA.
RAAB foi a primeira prostituta a dar uma descendência a um patriarca;
TAMAR: se vestiu de prostituta para seduzir o sogro e com ele ter uma descendência;
Essas mulheres que lideravam eram transgressoras, capazes de usarem a sedução e suas aptidões físicas para cumprir um desígnio de direção na história da libertação;
Fortes e corajosas na capacidade de criarem estratagemas.
RUTE E NOEMI – LIDERANÇA FEMININA E SOLIDÁRIA.
NOEMI sabedoria anciã; reunia os dons da gratidão, perspicácia, solidariedade, inteligência, conhecimento da lei e direção. Tornou-se a tataravó do Rei Davi.
RUTE – Solidariedade, dedicação, discipulado, respeito a outra liderança feminina e, assim, tornou-se a bisavó do Rei Davi.
A JUÍZA DÉBORA
Juízes, 4 – 5co-lidera com um chefe de exército e juíz a conquista de Israel. Ela celebra a vitória com um grande cântico, onde ela demonstra conhecimento de toda a história de luta do povo de Deus e onde ela demonstra entender que esse Deus também age por meio dela. É chamada no texto como “mãe de Israel”. (Jz 5, 1-31).
JUDITE – a força dos fracos.
Tinha posses e era viúva. Tinha tempo e condições para se dedicar à libertação do povo e a Deus.
Seu amor e dedicação aos fracos levou-a matar o general dos assírios. Matar o general significa derrotar o líder adversário e ganhar a guerra. Essa guerra parecia perdida.
A liderança de Judite consistiu em: confiar em sua missão; confiar no Deus que acaba com as guerras. Sua missão não era a guerra, mas acabar com ela.
Representava os fracos e as pessoas marginalizadas.
Conhecia táticas e estratégias de guerra: espionagem, engano, as fraquezas do líder adversário.
Embora entendesse de guerra, era mulher e só podia usar as armas que tinha: sua beleza, sua capacidade de falar bem e sua inteligência.
Ao final de sua vitória, também louvou a Deus com um cântico.
Judite 11,21: “De um extremo a outro da terra não existe mulher tão bonita e que saiba falar tão bem”.
ISABEL E MARIA, a mãe de Jesus.
Aceitam a liderança de um novo tempo histórico por meio da geração de uma nova descendência: a descendência profética e a maternidade do Reino de Deus.
Lc 1,46-55, no cântico de Maria, descobrimos as qualidades dessa líder: tem fé, conhecimento da profecia, conhecimento de sua missão, despojamento, preparo para um grande papel histórico e humildade.
JESUS, o novo líder dos líderes.
MESTRE DE JUSTIÇA – CRIA AS CHANCES DE UM JULGAMENTO BASEADO NA JUSTIÇA;
POETA, CONTADOR DE ESTÓRIAS, PEDAGOGO, EDUCADOR;
TRABALHADOR, PRÁTICO, NÃO VIOLENTO, QUESTIONADOR, REVOLUCIONÁRIO, SAGAZ, REJEITA A HIPOCRISIA;
FRATERNO, SERVIDOR, POLÍTICO E SOLIDÁRIO.
TEM AUTORIDADE E LEGITIMIDADE DE LÍDER QUE SE REALIZA NA HISTÓRIA;
NÃO ENTENDE DE GUERRA, MAS DO COTIDIANO E DE FELICIDADE;
TEM O ESPÍRITO DA SABEDORIA SANTA;
 
UNIVERSAL E DESPREZA OS PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES BASEADAS EM CRENÇAS, ETNIAS, GÊNERO, CLASSE OU GRUPO SOCIAL.
MARIA MADALENA...A líder que continua a missão de Jesus.
A líder da ressurreição. Representa a verdadeira discípula, aquela que aprende e acredita em tudo que seu mestre lhe confiou.
Tem fé na força da vida  e anuncia.
Aposta no messianismo de Jesus, aposta na nova sociedade.
A primeira a compreender, ver e anunciar a boa nova da ressurreição.
Sua missão de discípula amada, resgatadora da vida é eterna e se renova nas mulheres discípulas.
É testemunha viva da libertação do gênero humano e da capacidade das mulheres de implementar o Reino de Deus na terra.
É aquela que permanece até que Jesus venha. Representa a própria descendência do Deus da Vida, do Servo da Vida até o fim dos tempos e representa a capacidade de se renovar e ir adiante.
Representa a própria capacidade de liderança das mulheres e a inauguração de um tempo de igualdade do discipulado e comando no reino de Deus, onde a mulher não lidera mais pela condição da maternidade; mas lidera pela capacidade de ter fé, de aprender, anunciar e realizar sua missão com protagonismo.
Qualidades de MMADÁ:
Discipulado; de aprender e re-editar;
Comunicar;
De anunciar;
De não ter medo: da liderança, de inovar, da má fama, dos lugares perigosos, da incredulidade, da insolidariedade, de apostar no novo;
De ser a preferida, de ser a mais preparada e a que reunia mais condições para o anúncio da ressurreição.
AS LÍDERES DE HOJE
VAMOS LEMBRAR EXEMPLOS DE LÍDERES DE HOJE EM DIA?
QUAIS SUAS CAPACIDADES, QUALIDADES E DEFEITOS? O QUE O GMEL PODE APROVEITAR DELAS PARA SUA CAMINHADA?
A LIDERANÇA DAS MULHERES DO GMEL.
A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA E DA LIBERTAÇÃO.
A IMPORTÂNCIA DAS LÍDERES DO GMEL.
O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS, EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS REGIONAIS.
A BUSCA DA FORMAÇÃO, TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS.
COMO DEVE SER A LIDERANÇA DAS MULHERES DO GMEL?
COMO CONSTRUIR LIDERANÇA VERDADEIRAMENTE VOLTADA PARA A ÉTICA E LIBERTAÇÃO, COM PROTAGONISMO DAS MULHERES EM SITUAÇÃO DE PROSTITUIÇÃO E EX?
COMO CONSTRUIR LIDERANÇA E PODER GENUINAMENTE FEMININO?
A LIDERANÇA NO GMEL.
DEPOIS DE TERMOS ANALISADO ESSA CAMINHADA, QUE CARACTERÍSTICAS E CAMINHOS AS LIDERANÇAS DO GMEL DEVEM TER?
QUE CAPACIDADES DEVEMOS FORTALECER? QUE ERROS DEVEMOS EVITAR?
COMO PODEREMOS ENCAMINHAR NOSSO TRABALHO DE FORMAÇÃO DE NOVAS LIDERANÇAS PARA O GMEL E PMM?
SEJAM...
FIRMES E CORAJOSAS E NÃO SE DESVIEM DA MISSÃO DO GMEL!
   ESTAMOS COM VOCÊS.
   AGRADECIDA.
   BERNÁ.