•Liderança feminina e aspectos regionais.
•Bernadete Ap. Ferreira
•Educadora popular
•PMM – Regional norte.
•O que é ser líder:
•É a pessoa , que conduz, que chefia, que comanda e/ou orienta em qualquer tipo de ação, empresa ou linha de idéias.
(dicionário Aurélio);
•Liderar: Dirigir na condição de líder.
•Liderança: capacidade de liderar, espírito de chefia. Forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos.
(dicionário Aurélio).
•A ARTE DA GUERRA.
•O/A comandante e líder é aquela pessoa que:
•Tem sabedoria e inteligência;
•Tem a legitimidade moral do seu lado;
•É a mais preparada do ponto de vista das estratégias e táticas, do conhecimento das contingências e conjunturas e do ponto de vista da capacidade de dirigir;
•É generosa e altruísta na medida certa com as pessoas e grupos liderados;
•Tem disciplina, autoridade e organização.
(Sun Tzu).
•O Líder dos líderes / comandante do Antigo Testamento
•Moisés dirigia o povo para a conquista da terra, como dom de Deus. Era guiado por Deus. Moisés escolheu um novo líder, era Josué.
•A Liderança de JOSUÉ – que levou a cabo a libertação do povo judeu que vagava pelo deserto.
•Quem era Josué? Que é ser um líder no AT?
•“É quem carrega e é responsável por algo muito importante entre o povo e a razão do comando”. Para Josué, a razão desse comando era DEUS. Algo importante, é uma aliança.
•Josué ouvia a voz de Deus e se guiava somente por ela.
•Gozava de total respeito da parte do povo, e o povo aceitava seu comando.
•Fez opção preferencial pelo povo, independentemente de sua condição social ou econômica.
•Tinha preparo e treino militar.
•Não fazia acordo com os poderosos.
•Analisava as condições, os climas e as conjunturas; céus e terra. Tinha preparo de guerra.
•Dizia que o verdadeiro comandante era Deus.
•Se tornou comandante em nome de algo: em nome do reino de DEUS.
•Encarna o projeto que representa e busca nele a solução dos problemas.
•Era justo, pacífico, comungava os bens e a paz.
•Ajudava a criar novas lideranças, novas tribos, novos grupos, novos movimentos.
•Tinha uma diversidade de aliados a seu lado; sacerdotes, missionários e pastores.
•Ajudava a repartir a terra, os dons, os bens como dádiva especial de DEUS.
•Fazia memoriais, festas pelas boas passagens, criava símbolos e mantinha viva a mística e a fé do povo.
•Articulava, organizava e educava.
“Seja firme e corajoso (...) e não se desvie da lei (...)”
Josué I, 6-9.
•AS LÍDERES – ANTIGO E NOVO TESTAMENTO.
•Maria, a irmã de Moisés, era profetisa e conduzia as mulheres para a memória constante dos feitos de Deus e os feitos dos homens.
“Maria pegou um tamborim e cantando a Deus todas as mulheres a seguiram, formando coros de dança. Maria entoava: cantem a Javé, pois sua vitória é sublime.”
(Ex 15, 19).
•De Eva a Maria Madalena...
•Como eram as líderes na história de libertação?
•EVA: mitificada com a anti-líder; conduziu homem ao erro; a comer um fruto proibido e em troca disso recebeu a maldição de sofrer dores de parto, de ficar grávida e de ser submissa ao homem.
•SARA E AGAR.
•Líderes mães: uma contra a outra.
•Ser uma mulher líder é ser capaz de dar uma descendência ao líder homem; é ser fecunda.
•Para ter essa descendência em meio a dificuldades, as mulheres usavam ESTRATAGEMAS: fingimento, barriga de aluguel etc.
•RAAB E TAMAR: SER OU FINGIR SER UMA PROSTITUTA.
•RAAB foi a primeira prostituta a dar uma descendência a um patriarca;
•TAMAR: se vestiu de prostituta para seduzir o sogro e com ele ter uma descendência;
•Essas mulheres que lideravam eram transgressoras, capazes de usarem a sedução e suas aptidões físicas para cumprir um desígnio de direção na história da libertação;
•Fortes e corajosas na capacidade de criarem estratagemas.
•RUTE E NOEMI – LIDERANÇA FEMININA E SOLIDÁRIA.
•NOEMI – sabedoria anciã; reunia os dons da gratidão, perspicácia, solidariedade, inteligência, conhecimento da lei e direção. Tornou-se a tataravó do Rei Davi.
•RUTE – Solidariedade, dedicação, discipulado, respeito a outra liderança feminina e, assim, tornou-se a bisavó do Rei Davi.
•A JUÍZA DÉBORA
•Juízes, 4 – 5 – co-lidera com um chefe de exército e juíz a conquista de Israel. Ela celebra a vitória com um grande cântico, onde ela demonstra conhecimento de toda a história de luta do povo de Deus e onde ela demonstra entender que esse Deus também age por meio dela. É chamada no texto como “mãe de Israel”. (Jz 5, 1-31).
•JUDITE – a força dos fracos.
•Tinha posses e era viúva. Tinha tempo e condições para se dedicar à libertação do povo e a Deus.
•Seu amor e dedicação aos fracos levou-a matar o general dos assírios. Matar o general significa derrotar o líder adversário e ganhar a guerra. Essa guerra parecia perdida.
•A liderança de Judite consistiu em: confiar em sua missão; confiar no Deus que acaba com as guerras. Sua missão não era a guerra, mas acabar com ela.
•Representava os fracos e as pessoas marginalizadas.
•Conhecia táticas e estratégias de guerra: espionagem, engano, as fraquezas do líder adversário.
•Embora entendesse de guerra, era mulher e só podia usar as armas que tinha: sua beleza, sua capacidade de falar bem e sua inteligência.
•Ao final de sua vitória, também louvou a Deus com um cântico.
Judite 11,21: “De um extremo a outro da terra não existe mulher tão bonita e que saiba falar tão bem”.
•ISABEL E MARIA, a mãe de Jesus.
•Aceitam a liderança de um novo tempo histórico por meio da geração de uma nova descendência: a descendência profética e a maternidade do Reino de Deus.
•Lc 1,46-55, no cântico de Maria, descobrimos as qualidades dessa líder: tem fé, conhecimento da profecia, conhecimento de sua missão, despojamento, preparo para um grande papel histórico e humildade.
•JESUS, o novo líder dos líderes.
•MESTRE DE JUSTIÇA – CRIA AS CHANCES DE UM JULGAMENTO BASEADO NA JUSTIÇA;
•POETA, CONTADOR DE ESTÓRIAS, PEDAGOGO, EDUCADOR;
•TRABALHADOR, PRÁTICO, NÃO VIOLENTO, QUESTIONADOR, REVOLUCIONÁRIO, SAGAZ, REJEITA A HIPOCRISIA;
•FRATERNO, SERVIDOR, POLÍTICO E SOLIDÁRIO.
•TEM AUTORIDADE E LEGITIMIDADE DE LÍDER QUE SE REALIZA NA HISTÓRIA;
•NÃO ENTENDE DE GUERRA, MAS DO COTIDIANO E DE FELICIDADE;
•TEM O ESPÍRITO DA SABEDORIA SANTA;
•UNIVERSAL E DESPREZA OS PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES BASEADAS EM CRENÇAS, ETNIAS, GÊNERO, CLASSE OU GRUPO SOCIAL.
•MARIA MADALENA...A líder que continua a missão de Jesus.
•A líder da ressurreição. Representa a verdadeira discípula, aquela que aprende e acredita em tudo que seu mestre lhe confiou.
•Tem fé na força da vida e anuncia.
•Aposta no messianismo de Jesus, aposta na nova sociedade.
•A primeira a compreender, ver e anunciar a boa nova da ressurreição.
•Sua missão de discípula amada, resgatadora da vida é eterna e se renova nas mulheres discípulas.
•É testemunha viva da libertação do gênero humano e da capacidade das mulheres de implementar o Reino de Deus na terra.
•É aquela que permanece até que Jesus venha. Representa a própria descendência do Deus da Vida, do Servo da Vida até o fim dos tempos e representa a capacidade de se renovar e ir adiante.
•Representa a própria capacidade de liderança das mulheres e a inauguração de um tempo de igualdade do discipulado e comando no reino de Deus, onde a mulher não lidera mais pela condição da maternidade; mas lidera pela capacidade de ter fé, de aprender, anunciar e realizar sua missão com protagonismo.
•Qualidades de MMADÁ:
•Discipulado; de aprender e re-editar;
•Comunicar;
•De anunciar;
•De não ter medo: da liderança, de inovar, da má fama, dos lugares perigosos, da incredulidade, da insolidariedade, de apostar no novo;
•De ser a preferida, de ser a mais preparada e a que reunia mais condições para o anúncio da ressurreição.
•AS LÍDERES DE HOJE
•VAMOS LEMBRAR EXEMPLOS DE LÍDERES DE HOJE EM DIA?
•QUAIS SUAS CAPACIDADES, QUALIDADES E DEFEITOS? O QUE O GMEL PODE APROVEITAR DELAS PARA SUA CAMINHADA?
•A LIDERANÇA DAS MULHERES DO GMEL.
•A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA E DA LIBERTAÇÃO.
•A IMPORTÂNCIA DAS LÍDERES DO GMEL.
•O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS, EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS REGIONAIS.
•A BUSCA DA FORMAÇÃO, TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS.
•COMO DEVE SER A LIDERANÇA DAS MULHERES DO GMEL?
•COMO CONSTRUIR LIDERANÇA VERDADEIRAMENTE VOLTADA PARA A ÉTICA E LIBERTAÇÃO, COM PROTAGONISMO DAS MULHERES EM SITUAÇÃO DE PROSTITUIÇÃO E EX?
•COMO CONSTRUIR LIDERANÇA E PODER GENUINAMENTE FEMININO?
•A LIDERANÇA NO GMEL.
•DEPOIS DE TERMOS ANALISADO ESSA CAMINHADA, QUE CARACTERÍSTICAS E CAMINHOS AS LIDERANÇAS DO GMEL DEVEM TER?
•QUE CAPACIDADES DEVEMOS FORTALECER? QUE ERROS DEVEMOS EVITAR?
•COMO PODEREMOS ENCAMINHAR NOSSO TRABALHO DE FORMAÇÃO DE NOVAS LIDERANÇAS PARA O GMEL E PMM?
•SEJAM...
•FIRMES E CORAJOSAS E NÃO SE DESVIEM DA MISSÃO DO GMEL!
ESTAMOS COM VOCÊS.
AGRADECIDA.
BERNÁ.