objetivos da campanha "NÃO DÊ CARONA PARA A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA AMAZÔNIA BRASILEIRA


 
CAMPANHA “NÃO DÊ CARONA”...
Para a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes na Amazônia brasileira.
2º. Ano
Outubro de 2010 – Palmas - TO
O que é a campanha “não dê carona”...
É uma campanha que visa diminuir a exploração sexual comercial e o tráfico de crianças e adolescentes na Amazônia brasileira, em especial nas áreas de grandes projetos, rodovias, ferrovias e hidrovias, através da informação e conscientização de motoristas, cobradores e ajudantes em locais como postos, rodoviárias, balsas, barcos, paradas de caminhões, postos de táxi etc..
Como surgiu a idéia?
A idéia de realizar uma campanha com esse título surgiu de oficinas com meninas e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Palmas e interior ou que já foram sexualmente exploradas fazendo a rota de BR´s e/ou áreas de rios e barragens.
O Título “Não dê carona” surgiu da constatação de que as adolescentes e meninas circulam de um território a outro com uma certa facilidade, muitas vezes não há fiscalização de documentos e de quem as acompanha. Isso facilita enormemente o tráfico e a exploração dessas pessoas em nossa região norte.
A Campanha é também uma forma de conscientizar a demanda ou a “possível” demanda, assim como é uma forma de conscientizar pessoas que, muitas vezes, pensando que ajudam meninas e adolescentes acabam por colaborar pela introdução delas em esquemas e redes de exploração sexual comercial...um caminho que marca a vida delas e que facilita outras formas de exploração.
Como a campanha é desenvolvida?
A Campanha é desenvolvida por meio de peças promocionais como camisetas, lenços, adesivos, que são distribuídos a motoristas, ajudantes, cobradores, educadores(as) e até para adolescentes que colaboram na rede de protagonistas juvenis para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Realizamos oficinas com crianças, adolescentes e educadores(as) em escolas da rede pública de ensino e tentamos envolver a imprensa nos locais.
2º. ano
No segundo ano, pensamos em mudar a logomarca para fazer uma chamada mais explícita sobre o que queremos como resultado da campanha.
Não queremos crianças e adolescentes circulando de local em local, município a município, estado a estado, sem a presença de pais ou responsáveis.
Queremos que as leis pertinentes sejam aplicadas e a fiscalização em rodoviárias, ferroviárias, postos rodoviários, postos de gasolina, postos de caminhão, paradas em estradas e BR´s seja mais eficaz e diminua a demanda para a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes.
Queremos multiplicar a proposta, o número de parceiros e as localidades onde a campanha é desenvolvida, pensando  inclusive em nacionalizá-la.
1ª. logomarca
Logomarca de 2010 - 2011
Dia do lançamento da Campanha em 2009 – 18 de maio, com a presença do secretário municipal da educação.
Reunião com atores sociais da .Rede de Enfrentamento e com adolescentes das escolas –
fala sobre a Campanha “não dê carona”.
Idealizadoras
   As idealizadoras dos slogan e arte da campanha são Bernadete Ferreira e Paulina Miranda, educadoras da Casa 8 de Março e do Cedeca Talita, Cúmi.
PARCEIROS
CMC – Netherlands, ou Mensen Met em Missie.
Pastoral da Mulher Marginalizada – regional norte
GMEL – Grupo Mulher, Ética e Libertação
MOPROM – Movimento de Promoção da Mulher – Pará.
Cedeca Talita, Cúmi.
Casa da Mulher Oito de Março.
Disque 100.
Comitê de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Tocantins.
CONTATOS
Bernadete Aparecida Ferreira/ Casa da Mulher Oito de Março
Tel.(63) 3224-4718
              9966-6532
Paulina Miranda/ Cedeca Talita, Cúmi.
Tel.: (63) 3224-2002
                9977-6565