segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Nossa participação na Conferência Municipal - equipe de Palmas

Propostas sugeridas por representantes da Casa são aprovadas em Conferência

Com o intuito de colaborar para a elaboração de políticas públicas para as mulheres, representantes da Casa 8 de Março participaram nos dias 25 e 26 de agosto, da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres realizada Prefeitura de Palmas.
Na tarde de quinta, 25, a solenidade de abertura, na Sala Sinhozinho no Espaço Cultural, marcou o início do evento. Na mesa, representantes do poder público, Conselho Municipal de Direitos da Mulher e nenhum representante da sociedade civil organizada que também participavam do evento.
Na sexta, 26, a aprovação do regimento interno iniciou o segundo dia da Conferência. Após algumas discussões e indagações sobre os critérios da eleição para a Conferência Estadual, a Comissão Organizadora definiu que todas as participantes seriam, automaticamente, delegadas para a Conferência Estadual que acontece em outubro e é organizada pelo Governo do Estado.
Divididas em oito grupos, as delegadas municipais discutiram e elaboraram as políticas públicas para as mulheres. Na Plenária os debates foram acalorados. "As pessoas não estão acostumadas ao exercício da cidadania e sempre esperam que essas conferências sejam apenas um mero arremedo de democracia. Quando alguém participa de verdade, as pessoas que detém o poder se sentem incomodadas", frisa Bernadete Aparecida Ferreira, presidente da Casa 8 de Março.
Para Bernadete, a Conferência possui um dos relatórios de Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres mais ricos do país. "Esperemos apenas que se converta de verdade em um plano e que seja colocado em prática", ressalta.
Confira algumas das propostas sugeridas por representantes da Casa 8 de Março e aprovadas na Conferência:
- Centro Municipal de Educação Infantil em tempo integral e noturno;
- Serviços 24 horas para atendimento às vítimas de violência;
- Criação de mais Delegacias de Atendimento à Mulher;
- Criação de Grupos de Trabalho para o enfrentamento à prostituição e tráfico de mulheres;
- Campanhas contra o racismo institucional às mulheres negras;
- Apoio e acompanhamento da implentação do serviço de aborto legal no Hospital de Referência de Palmas;
- Apoio da gestão para organizações que atuam na defesa e promoção dos direitos humanos das mulheres e no combate à violência;
- Promoção dos direitos das Trabalhadoras Domésticas e apoio à auto-organização delas;
- Moção para criação da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, dirigida por gestora comprometida com os movimentos de mulheres.
Estadual
A Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres está agendada para os dias 18 e 19 de outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário