terça-feira, 3 de maio de 2011

ATIVIDADES DE 2011 - LIGEIRINHO DO NORTE

8 de março de 2011
Tudo de bom e mais um pouco nosso carnaval com o bloco 8 de março - 101 anos de lutas feministas por direitos e igualdade...crianças, mulheres e até homens participaram, colocaram o abadá e o lenço lilás, carregaram faixas e cartazes ao longo da Avenida que desemboca na praia de rio das ARNO´s.
Lá explicamos o significado da data 8 de março e rememorizamos as lutas que fizemos e ainda são tão necessárias. Foi lindo ver a praia repleta de Lilás...e além de tudo a nossa já conhecida e Linda Bandeira ostentada em várias localidades.

A TV nos podou ontem e hoje, mas temos inúmeras provas, depoimentos...e mais a alegria que foi preparar junto com as mulheres cada cartaz, cada cartela, os pirulitos...desenhar o abadá. Fizemos a diferença hoje e a idéia vai permanecer.

Ano que vem, mesmo que Oito de Março já tenha passado ou ainda não tenha chegado, vamos continuar com o bloco Oito de Março e continuar politizando e questionando o carnaval que o mercado quer e apresenta, assim como vamos continuar preparando e fazendo as mobilizações do dia oito de março muito diferente do que o mercado e alguns órgãos públicos propõem. Vamos preparar tudo isso ainda melhor...o gostinho de fazer um oito de março e um carnaval com o tema das mulheres nos devolve o gostinho de fazer movimento de massas. Incrível!!!!

Aguardem as fotos no site da Casa 8 de Março.

05/04/2011
 
Olá amigas e amigos de Trilhas,
 
Estivemos nove mulheres do Tocantins no II Encontro Nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras.
Cerca de 720 mulheres, no DF, durante 4 dias, manifestaram, refletiram, aprofundaram o feminismo e suas dimensões anticapitalista, antirracista e antipatriarcal.

Com o projeto AMA-BRASILIE de articulação da região norte da PMM
Favorecemos a participação de 10 mulheres da região norte.

13/04/2011
 
 Participem e divulguem, uma promoção da Casa Oito de Março e da Pastoral da Mulher Marginalizada:
RODA DE CONVERSA COM
MARINEIDE MACUXI
Indígena da etnia Macuxi de Roraima – Raposa Serra do Sol.
Sobre problemáticas modernas que afetam as mulheres indígenas aldeadas e desaldeadas.
Dias 18 e 19 de abril a partir das 9 horas.
COMPAREÇAM.
Local: CASA DA MULHER OITO DE MARÇO
305 NORTE, ALAMEDA 21, QI 20, LOTE 10
Palmas – TO
Telefones 3224-4718 e 3224-2002

 
Olá amigas e amigos,
 
Algumas fotos dos eventos em comemoração ao Oito de Março, promovidos pela Casa 8 de Março, Organização do Tocantins.
 
Exibir todas as fotos (HYPERLINK "javascript:void(0);"slideshowHYPERLINK "javascript:void(0);") Visualizar
Baixar

fotos celul... .jpg
1.24 MB
Visualizar
Baixar

fotos celul... .jpg
1.05 MB
Visualizar
Baixar


Infelizmente, Mari Makuxi perdeu o vôo e não pode chegar em Palmas, mas nós organizamos um novo evento em que será possível trazer as indígenas: o Encontro regional sobre saúde sexual e reprodutivas das Mulheres em situação de prostituição e em vulnerabilidades similares.
O encontro será de 22 a 24 de julho de 2011.
 
Em preparação a esse Encontro, temos a seguinte agenda:
- Amapá: a partir do dia 15 de maio prosseguirá o levantamento de dados em mais 4 regiões do Estado;
- Amapá realizará uma oficina sobre saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e mulheres em situação de prostituição;
- Roraima realizará, com o apoio de Mari Makuxi, levantamento de dados sobre o tema;
- Tocantins realizará oficina sobre saúde sexual e reprodutiva e sobre o Fórum ONG-AIDS do TO, dos dias 23 a 25 de maio.
- Maranhão e Pará foram convidados a realizar oficinas também sobre o tema, mas ainda não temos respostas.
 
19/04/2011
Evolução política do feminismo da Articulação de Mulheres Brasileiras é constatada no II ENAMB
 
As cerca de 700 mulheres que participaram nos dias 30 e 31 de março e um e dois de abril de 2011 do segundo Encontro Nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras não vieram para brincadeira. Apesar de que brincamos muito, houve uma lindíssima festa cultural com o tema do combate ao racismo e houve momentos descontraídos de ida à nossa feira de artesanato dos movimentos de mulheres.
O ponto alto mesmo do encontro foi a reflexão político pedagógica sobre os pilares de nossas lutas feministas da AMB: o anti-capitalismo, o anti-patriarcado e o anti-racismo.
Em doze grupos foram compartilhadas visões extremamente coerentes e conseguimos constatar que, apesar da imensa diversidade de sujeitos participantes, da pluralidade, da diversa gama de movimentos sociais presentes, os debates foram muito profundos e as partilhas só fizeram enriquecer nossa caminhada.
Percebemos que as mulheres que compõem os fóruns nos Estados e que estão em sintonia com a AMB são mulheres simples, fortes, lutadoras, que estudam e buscam a formação.
Ficou mais forte em nós o compromisso com a transformação desse mundo em um lugar melhor não somente para as mulheres, mas para todos, radicalizando nossos princípios de lutar contra as estruturas que provocam desigualdades e que mantém as mulheres em condições de subalternidade e desigualdade. Vimos o quanto caminhamos e refletimos sobre o sentido de o Brasil ter hoje uma presidenta que, além de ser a 1ª. Mulher presidenta do país, é uma mulher de origem de esquerda revolucionária e se pensa feminista. Que futuro podemos esperar dessa realidade?
Percebemos ainda mais o quanto o patriarcado, o machismo, o capital e o racismo são estruturantes na manutenção de culturas e sociedades desiguais onde as mulheres ainda são desvalorizadas e sofrem violências cotidianas maiores quando são negras, quando são de populações tradicionais e quando são pobres e socialmente vulneráveis.
O sentimento de que devemos continuar lutando e acreditando que o feminismo, como proposta pedagógica e pensamento político integrador, continuam sendo válido para nos unir e fortalecer na luta por outro mundo com equidade e igualdade foi comprovado.
Esperamos que logo venha o III Encontro e que o nosso Fórum de Mulheres do Tocantins se reacenda para ser o amálgama e a fortaleza dos movimentos de mulheres de recorte feminista do Estado do Tocantins.
Bernadete Aparecida Ferreira
 
 
Dos dias 27 de abril a -2 de maio
Preparamos atividades em torno das oficinas e levantamentos em preparação ao Encontro regional e preparamos a participação na reunião de visita do Sr. Franz, repersentante de Mensen Met een Missie em São Paulo.



fotos celul... .jpg
651.36 KB
www.casa8demarco.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário